terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cequipel leva tecnologia para sala de aula


Carteiras informatizadas do grupo Cequipel tornam-se mais um recurso para a educação de crianças 

  Modelo One CI - Cequipel
No meio da aula a aluna chama uma colega, pedindo ajuda. Não conseguia abrir uma das janelas do computador. A colega prontamente se levanta e vai ajudar, indicando os botões corretos. Aparentemente uma situação corriqueira, não fosse um detalhe: a idade das estudantes. Sofia, de apenas cinco anos, é quem orienta a amiguinha, que acaba de completar a mesma idade. Em poucos segundos a tela da carteira informatizada exibe o vídeo do clássico Mágico de Oz.
É sabido que o uso da tecnologia já é realidade em diversas escolas do país. Só que em Florianópolis um projeto que une o computador à proposta pedagógica de uma escola de educação infantil é que tem chamado a atenção de pais e educadores. Jogos de memória, de colorir, vídeos educativos e até programas de texto – para os alunos já em fase de alfabetização – são acessados pelas crianças. Depois de realizar as tarefas manualmente, com as ferramentas já conhecidas (lápis, papel, jogos de madeira) os alunos passam para o computador a produção do dia. E cada um tem uma pasta, onde são arquivados os trabalhos virtuais.



A pedagoga Clarissa Araújo, diretora da escola, conta que as crianças tem muita habilidade com as carteiras informatizadas, trabalhando muitas vezes de forma mais rápida que as próprias professoras. Mas enfatiza que a utilização da tecnologia no dia a dia da escola é vista como mais um recurso na tarefa de educar. Ela não deve substituir nenhuma ferramenta de ensino, mas sim complementar o trabalho da proposta pedagógica. “Preocupamo-nos em escolher jogos, sites e softwares adequados para as crianças. Todos os nossos alunos estão usando as carteiras, mas isto conforme a faixa etária, compreendendo e respeitando as diferenças e

necessidades individuais de cada criança”, completa.
Depois da instalação das carteiras, há cerca de três meses, já se pode notar algumas diferenças com relação às crianças. A equipe da escola percebeu que, além das questões de conteúdo, que são trabalhadas no computador, as carteiras informatizadas ajudam também com questões de motricidade e concentração. Assim, com cuidado, bloqueio de acessos e critérios de utilização as crianças ganham mais um aliado para a difícil tarefa de aprender.

Mais detalhes sobre o produto acesse:

www.cequipel.com.br

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